31.10.11

Minhas impressões de Liévin 2011

Escrevi esse texto faz umas duas semanas, acabei não postando, sei lá por quê, doidera da cabeça! ;P

--------


É difícil fazer um post desses! Tanta coisa para falar deixa a gente meio sem palavras! Portanto, vou começar pelo óbvio; que experiência incrível! :) Para qualquer um que é fanático pelo esporte devem existir poucas coisas tão emocionantes como um mundial! Todo naipe da competição é tão absurdo pros nossos padrões que mesmo indo psicologicamente preparada, não há como não ficar absolutamente estonteada.
O tamanho do estádio, das torcidas (isso porque foi em um pequeno estádio, em Liberéc a capacidade de espectadores será 2x maior), o nível técnico, a variedade de raças, a variedade de pessoas! Até contatos de psicologia eu fiz nessa viagem! :P
E como era difícil escolher o que fazer! Assistir os cães, conversar com os “gringos” (hehe), ver as lojinhas! Não são só flores e arco-íris, é claro. Aguentar três dias de mundial não é fácil (sim, eu dormi na prova do mundial também, hehehe). E haaaaaaja cachorro! Quando você pensa que já deve estar no fim, é porque ainda está na metade. É preciso ter pique. Mas o que não falta para a maioria dos loucos do nosso agility é pique!
 Uma das coisas mais legais de assistir na competição foi a variedade de raças, especialmente na categoria midi. É meio chato assistir só BCs, BCs, BCs, shetlands, shetlands, shetlands, tanto aqui, quanto lá. E isso não aconteceu nas provas do individual e time midi. Todas as 4 pernas do midi foram as mais legais de assistir, extremamente competitivas e variadas. Gosto de ver tantas raças competindo, me faz lembrar que border e sheltie não são as únicas raças para agility e eu gosto disso :) O show fica bem mais bonito com a variedade de raças, pelo menos para mim!
Eu que sou meio antenada em comportamento, vi várias coisas legais por lá. Muito cães muitíssimo bem treinados, muito condutores bem treinados também, hehe. Dentre os condutores que mais chamaram minha atenção, Lisa Frick e Silvia Trkman merecem destaque!
Eu conhecia pouco o trabalho da Frick (ou “Freak” como a apelidamos depois de ficar assustados com o estilo de condução dela) e falar que eu fiquei impressionada quando a vi correr no jumping não basta, impressionada é pouco. Tudo na pista dela é de deixar qualquer um de boca aberta: o cão possui fundamentos muito bons e corre muito bem, a movimentação dela é de assustar (como pode uma mulher tão pequena se mover tão rápido!!) e a energia que ela transmite ao correr, é impressionante. Não foi só no agility que ela conseguiu passar essa energia. Ela corre sem medo, dando tudo de si e do cão, sem medo de errar. Sei lá, sei que senti como se ela estivesse se divertindo como ninguém ali dentro.
Já a Silvia me impressionou por ter me impressionado! Eu estou careca de ver vídeos dela, conhecer seu estilo de condução e treino e, mesmo assim, não consegui segurar o queixo as vezes que ela entrou em pista. Não sei dizer ao certo porque, talvez porque ela tenha muito da própria cachorra quando está em pista, parece tão alucinada e feliz na pista quanto a sua “La”. Isso sem contar o treinamento das cãs que impressiona e muito.

Bom, vou encerrar por aqui senão pode ficar longo demais! Parabéns aos brazucas que estiveram presentes em Liévin! Faltou pouco mas ano que vem tem mais!
Liberéc, here we GO! J


ps: a falta de fotos é total culpa do Blogger!

10.10.11

It's all about the JOURNEY

Vi muitas coisas nesse mundial. Vou falar delas com o tempo.

Mas tem uma lição que é recorrente aos que vivem agility, mas que nem sempre é percebida. Vi esse vídeo faz três anos, já assisti a ele mais de 20 vezes, mas ele resume muito do que eu tenho aprendido com meus cães e que foi ainda mais reforçado nesse mundial.

Após assistir a final do individual standard, só conseguia pensar nos ensinamentos desse vídeo.

Muitos já devem ter visto, ainda assim, vale a pena ver de novo x)




Todo o conteúdo do vídeo é lindo. Mas essas partes tem muito a ver com o que vivi nos últimos dias:


And just as failure will not define our future, neither will we rely on successes to create our sense of self worth.
E assim como o fracasso não definirá nosso futuro, tampouco iremos nos basear nos sucessos para definir o quanto valemos.

We learn that the lessons of experience are often hidden and that the limits of our own perception do not define life's infinite possibilities
Nós aprendemos que as lições de experiência estão muitas vezes escondidas e que os limites de nossa percepção não definem as possibilidades infinitas da vida.

We are learning to be less jugdemental of those who cross our path each day and also how to make the best of every situation in which we may find ourselves.
Nós estamos aprendendo a julgar menos os outros que passam por nosso caminho a cada dia e também a como tirar o melhor de todas as situações no qual nos encontramos.

For no start line is broken and no bar is dropped, without a lesson for us... be it in patience, in humility, in acceptance or even in the realisation of the need for more knowlegde. For in the end, when our dogs come to their last day with us, we won't look back and wish we had won more red ribbons. But we may regret that we didn't learn our lessons earlier so that we might have enjoyed our journey together more fully. However, don't jugde your path, for all these lessons are intended for you and for you to pass along.
Para que nenhum fica seja quebrado e que nenhuma barra seja derrubada, sem uma lição para nós. Seja em paciência, em humildade, em aceitação ou mesmo na realização da necessidade de mais aprendizagem. Para que no fim, quando nossos caes cheguem ao seu ultimo dia de jornada conosco, nós não desejemos que tivessemos ganhado mais medalhas. Mas sim, que tivessemos aprendido nossas licoes mais cedo, para que tivessemos vivido nossa jornada mais intensamente.
No entanto, não julgue sua jornada, pois todas essas lições estao ai para que sejam aprendidas e para que sejam passadas adiante.



Uma boa jornada a todos!

6.10.11

Solamente one black, mademoiselle!

Oi povo, bom dia de Liévin!


Ontem a equipe brasileira treinou nos obstáculos e piso da competição para um reconhecimento. Seguem vídeos da galera:

No primeiro vídeo, um pouco do aquecimento do time com e sem os dogs. O local atrás para preparação é bem legal, mas imagina a tensão que não vai haver lá hoje a tarde. Vocês nao tem idéia da correria e pressão para o treino já!



Agora um vídeo com Aurélio passando a Cacau e muito pouco das outras duplas. O coordena, Guilherme Trevisani, que tentou fazer uma filmagem das duplas no treino, teve de ajudar o povo a aproveitar o tempo de treino. Para quem não sabe, cada time tem direito a um minuto e meio vezes o número de cães presentes para treinar. O Brasil portanto tinha pouco mais 12 minutos para correr. Aurélio e Kátia sofreram um pouco, mas o resto conseguiu manejar super bem.

Estou indo para o café porque vamos chegar muito cedo para a abertura!


cya!

5.10.11

'Nós hablamos the same idioma, oui?' ou dividir para conquistar

Buenas news aqui da França!


Hoje a delegação brasileira se dividiu para sair conhecendo a Europa. Uma parte foi a Brugge, cidade belga, visitar uma das cidades que deram origem aos cães pretos. Tentei convencê-los que deviam ir por causa do chocolate, mas não havia maneira de tirar os Schipps da cabeça daquele povo.
Como eu não estava nesse grupo, vou deixar para que outro integrante se manifeste mais tarde. Ouvi boatos sobre um diário de campo. Mais hora, menos hora, alguém aqui virá com notícias, tranquile.

Como eu, Tiago e Majô já fomos a Brugge ontem, resolvemos ver mais coisa por aqui. Fomos a Bethuné, uma cidade vizinha a Liévin e a cidade que estamos hospedados (bruir de la blebleblé). Bem bonitinha! Simpática com igrejas e prédios velhos e cheios de história. Bem européia e francesa. Descobrimos que terá um show de volteio e cavalaria medieval em plena Grand Place de Bethune no sábado, mas infelizmente vamos estar vendo um outro show ali perto :)

Depois fomos a Liévin dar um look no estádio da competição.


P*ta m*rda.


Ainda bem que não vou competir, senão tinha travado ali mesmo (tive que acudir o Tiago, mas ele resistiu bem). O estádio é lindo, grande e deu para imaginar aquilo tudo lotado, cheio de gente que ama ver cachorro fazendo agility! Haja coração!

Boba alegre no estádio
Não tem o que dizer. O estádio é lindo, os obstáculos são lindos, o chão é lindo, as cadeiras são lindas, a bandeirinha do Brasil presa a nossa área de torcida é linda! Pensando nessas coisas, lembro da frase clássica "agility só tem louco". Só tem mesmo. E a partir de amanhã, o estado regional de Liévin vai estar infestado de donos loucos e seus respectivos cães loucos. E isso também, não é lindo?

Mas eu vou deixar os devaneios sobre isso para outra hora. O negócio nem começou, imagina quando começar.


Depois de toda essa emoção, fomos a Lille, a capital gastronômica da França. Uma cidade grande, bem diferente das outras que visitamos, mas bastante bonita. Povo educado, bonito e com cachorrada educada. E uma comida muito boa (é o mínimo para capital gastronômica, mas enfim...!). Mais um pouco da nossa miscelânea de línguas aqui e ali e voltamos a Bruir de Blebleblé para o hotel.


Agora estou no quarto descansando com o Theleco enquanto o povo (vulga delegação) se reuni para discutir e concentrar. Mais hora, menos hora, um deles vem aqui contar do dia do resto da galera.

E amanhã.... treino! O treino começa as 8:00 em ponto. Vou falar que antes não estava muito preocupada de chegar lá cedo, mas depois de ir ao estádio, dá vontade de ser a primeira a entrar e ver o treino de todo mundo. O treino começa logo com o time dos EUA que vem com Daisy Peel e Terry Smorch. Pouco depois temos o treino da Inglaterra com seu time completo de borders midi e logo depois da Eslovenia .

(quem mais reparou que se nenhum brasileiro for as 8h da manhã, eu vou me arrastar pra lá sozinha?).

O Brasil treina só as 14h da tarde, quase no fim. Amanha volto com vídeos do pessoal do treino. Mas, antes disso, queria saber como o pessoal vai fazer para assistir aí no Brasil? Se o povo estiver se ajudando para conseguir os vídeos, fico menos preocupada e mais desleixada com eles, hehehe.

mapa da arena - Brasil ali no cantin!

cya! au revoir! adios! tchau povo!


ps: nesse momento faltam 1 dia, 16 horas, 21 minutos e 5 segundos para AWC 2011!

2.10.11

London calling - ultimo dia em Londres

Ola povo,

passando soh para dar sinal de vida. Cheguei em Londres bem, aproveitei bastante os ultimos dias, mas amanha vou ao continente encontrar parte do povo brazuca! Bem bonitinha essa cidade aqui. Nao foi nada foggy nesses dias, um calor consideravelmente desconfortavel (e eu com pencas de roupa de frio na mala).

Ainda assim, a cidade eh lindinha, muito bem cuidada e perfeita para andar e aproveitar. Nao peguei metro ou onibus nenhuma vez, fizemos tudo a peh!

Tirei varias fotos de caes e da vida com animais aqui, tive varias experiencias legais! Mas como nao posso descarregar a maquina no pc do hotel, deixarei isso para depois.

Aproveitem o video com musica boa, porque eh tudo que tenho pra oferecer agora!

cya



ps: desculpe por nao acentuar palavras, not my fault.